sábado, 25 de dezembro de 2010

A triste realidade.

Sabe, hoje em dia o mundo virou uma d**** . Meninos de 9 anos usam cocaína, maconha e crack, crianças inocentes estão no meio de prostituição e fazem parte do meio. Eu te amo é bom dia, é tão comum ver essa baixaria estúpida de falar eu te amo pra qualquer um, como se fosse um sentimento inútil, imprestável. É triste ver pessoas que nem se conhecem dizendo: eu não vivo sem você. Quando essa mesma pessoa chega em casa e agride a mãe. Onde está a moralidade? A lógica, a justiça? Há valores sendo esquecidos pela sociedade e disto fazem vista grossa. Hoje em dia, em vez de: "desculpa" as pessoas dizem: "foi mal", ao invés de: "obrigado" as pessoas dizem: "valeu". O símbolo do natal é o papai noel, quando, Jesus Cristo é esquecido e descartado como uma alternativa. Páscoa é lembrada simplesmente pelo coelhinho da páscoa e ovos de chocolate. Vivo em um mundo onde dez reais são motivos suficientes para alguém perder a vida. Onde a paz é só fachada, onde oitenta porcento do dinheiro está nas mãos dos "chefões". Milhares de pessoas jogam fora alimentos como se fossem inúteis sendo que isso era apenas o que algumas pessoas precisavam para não morrer de fome. Eu me pergunto, o mundo evoluiu? Ou a tecnologia apenas aumentou? Melhorou? Regrediu ou Piorou? Questões como essas não podem ser esquecidas pela sociedade, não há alternativas de descarte. Se pelo menos algumas das pessoas que podem mudar essa situação tentassem, o mundo seria bem melhor.

Pedido ao querido.

Só tenho uns pedidos para você, aposto que não vai se incomodar, afinal de contas, você faz parte de mim. Por favor amigo, não me engane. Não me faça sentir sentimentos inexistíveis. Não me deixe ficar aborrecida, francamente, aconteça o que acontecer esteja do meu lado, fique ao meu favor. Já lhe garanto que se sentir um aperto, uma tristeza não irei esconder esse sentimento de ninguém, se vier felicidade, vou até pular. Olha coração, peço-lhe que não deixe nenhum espaço para um forasteiro, nem um burraquinho, fique tranquilo que quando quiser abrir excessões te aviso com clareza e antecedência. Faça do primeiro pedido o último em todos os sentidos e um dia amigo, deixarei lhe colocarem em outro peito para fazer outra pessoa muito feliz. 

sábado, 18 de dezembro de 2010

Reinventar-me


Quando era menor lembro de não gostar de jiló, dobradinha, rabada, pentear o cabelo, tomar banho, fazer compras, dormir no meu quarto, um punhado de coisas. É incrível como ao passar do tempo os nossos gostos vão mudando, nossa paladar, sensibilidade, maturidade. Minha mãe me diz: Quando era novinha gostava de tomar muito sol. Coisa que hoje mudou. Ela também diz que era  irresponsável no trânsito, corria depressa e que quase não dava valor a vida. Hoje não. Mesmo com pouca experiência de vida posso dizer que de cinco anos pra cá me reinventei. Mudei de gosto, de cor, de pensamento. Isso prova que o tempo muda quem quer que seja. Outra prova de certas mudanças como essas é o que minha mãe afirma: Se você se casar com alguém, amanhã estará casada com outra, de forma que, ou esta pessoa evoluiu, ou regrediu. Nós mudamos constantemente, não há como fugir desta ordem natural. Hoje você têm uma teoria, amanhã já encontra outra que lhe contradiz. Por isso, não devemos tomar bases no ontem, nem amanhã. O hoje é uma fase, da mesma forma que ontem foi e amanhã certamente será. Hoje sou constituída por certas coisas, amanhã por outras. Essa é a ordem da vida, devemos nos acostumar.
A vida é curta mas é maravilhosa pois ela nos dá tempo suficiente para sermos quem quiser. Se você quer ser juiz, você irá se especializar em direito, ler livros sobre e assim por diante. Da mesma forma é a nossa vida pessoal, se quero ser alguém bem sucedida terei de me esforçar para isto.  Terei que observar o que faz um bem sucedido, o que ele fez para conquistar esse título, o que ele adquiriu com isto, e como. Sempre devemos ter ideais, pessoas pelas quais queremos nos espelhar. Metas são fundamentais para um novo eu. Espelhos são o melhor reflexo que o homem precisa para se caracterizar pois ele lhe mostra o que você deve mudar com clareza. Por isto, devemos sempre escolher o melhor espelho, da melhor forma, pois, queira ou não amanhã serei outra pessoa e tenho o dever de escolher quem quero ser.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O velho sábio

"Conta a lenda que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência. O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo. Chegou a jogar algumas pedras em sua direção, cuspiu em sua direção e gritou todos os tipos de insultos. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o homem se deu por vencido e retirou-se.
Impressionados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.
O mestre perguntou: Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos. O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior depende excusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir...



velho sábio !"

Você é alguém como ninguém.

Que maravilha. Suas qualidades concerteza mais do que superam seus defeitos. Podemos saber que você é uma pessoa maravilhosa. Continue assim. Lute pelo que acredita, se desafie a cada novo dia pois sei que pode se superar sempre. Você é um vencedor, lembre-se, cair faz parte da vida, todos precisamos de cair para nos levantar mais fortalecidos. Continue tecendo palavras, se aventure, se expresse, seja como é. Não se esqueça que as melhores coisas da vida são as menos imperceptíveis. Cuide do que é teu, pois, se te pertence, você fez por merecer. Seja sábio, o homem ou a mulher sábia edificam sua casa. Tenha compromisso, dê sua palavra e seja alguém suficiente para cumpri-lá. Independente de tudo se lembre: você é especial. Não há ninguém no mundo igual a você! 

Homenagem ao querido LUPO que me inspirou para escrever este texto após ler o seu questionário. 

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Meu pai


Quando quero falar contigo não preciso de dizer uma palavra, tu falas comigo. Quando as dificuldades me aparecem não há outro alguém que posso clamar a não ser tu, posso chamar e chamar, mas, ninguém me ouvirá. Tua mão se estende para mim quando eu mais preciso, sem pedir, você aparece a mim de forma clara. Não encontro refúgio, não tenho onde descansar minha cabeça, mas, em ti encontro a rocha, onde posso me apoiar. Tua voz é tão doce, suspirando ao meu ouvido posso encontrar a paz. Tua vida me estende vida, das tuas fontes encontro algo de beber. De onde virá o meu socorro? O meu socorro é o senhor. Não há nada que me separa de teu espírito, nem os anjos, nem as lutas, nem as tribulações me separam de ti. O amor verdadeiro, tu és o amor. Se o senhor é por mim, ora, quem será contra mim? Em ti quero confiar, descansar, quero me abastecer, ser fortalecido. Com as tuas armaduras quero lutar, irei vencer. Não há medo que me impeça de dizer: O maior dos espíritos habita em mim, eu sou a casa que ele escolheu para morar, por causa disso já posso suportar as dores do mundo.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Uma quase hora certa.

Quase viajei. Minha quase hora de fazer amizade chegou. Minha quase hora de acordar. Até quando quase? Quase fui tua amiga. Quase amei teu irmão. Quase conheci uma pessoa maravilhosa. Chegou a hora de deixar a quase hora certa de lado. Deixar o quase de vez. Não posso quase trabalhar, nem quase acordar. Se amo, amo por inteiro, se não gosto, é um inteiro desgosto. Não temos espaço para um: quase, na vida. Ou você se dá por inteira, se entrega a oportunidades, ou não haverá chances suficientes pra você. Não deveria caber: ou não no meu vocabulário, nem talvez, ou quem sabe. Sim ou não deveriam ser as respostas. Preto ou branco deveriam ser as cores. Diferente ou normal deveriam definir. Não há nada - quase - bonito ou - quase - feio. A vida não nos permite "quases", nem porquês. Nem sempre devemos questionar. Ás vezes um porquê além de inconveniente é desnecessário. Não precisamos de saber, simplesmente devemos seguir e depois se a vida nos permitir saberemos. Se meu quase, meu talvez, meu porquê, meu quem sabe ou depende continuar eu quase viverei, talvez continuarei, porque quem sabe estarei aqui pra dizer que a peça que me faltava no quebra cabeça era me entregar.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Meu Coração Seguirá Em Frente


Tradução da música tema de titanic: My Heart Will Go On.

Todas as noites nos meus sonhos eu vejo você, sinto você.
É assim que eu sei que você segue em frente
Longe toda a distância e espaços entre nós
Você veio me mostrar que continuará.

Perto, longe, onde quer que você esteja.
Creio que o coração segue em frente
Uma vez mais, você abre a porta
E você está aqui, no meu coração.
E o meu coração continuará e continuará

O amor pode nos tocar uma vez e durar uma vida.
E nunca nos abandonar até termos partido.
Amor foi quando eu amei você, um momento verdadeiro a qual me seguro
Em minha vida nós sempre seguiremos em frente

Perto, longe, onde quer que você esteja
Creio que o coração segue em frente
Uma vez mais, você abre a porta
E você está aqui, no meu coração.
E o meu coração continuará e continuará.

Você está aqui, não há nada que eu temo
E eu sei que meu coração seguirá em frente
Ficaremos para sempre dessa forma
Você está seguro em meu coração
E meu coração continuará e continuará 

Homenagem ao filme que mais mexeu comigo. Lindo filme, linda música que marcou.

Tire férias de férias.

Final de ano é só alegria, ou deveria ser. Férias, ano novo, logo, viajem, comidas exóticas, shopping, dinheiro. Dinheiro? E quem não recebe décimo terceiro? Aí complica. Viajar exige a compra de vária coisas, entre elas presente, nem que seja pra você mesmo. Além do mais, em cidades diferentes sempre encontramos bugingangas suficientes para "roubar" o dinheiro da gente, e isso já é o suficiente pra falir qualquer bolso. Praia, biquíni, protetor solar, protetor capilar, hidratante (pra passar depois do sol), malas, roupas, chinelas, vestidinhos... E por aí vai. Simples viajar? Isso pode ser, mas pensar em arrumar mala já dá uma dor de cabeça, desarrumar pior ainda. A dor de cabeça só aumenta quando pensamos no custo da hospedagem nessa época do ano, na gasolina, transporte, cansaço. Custa caro mesmo. É bom lembrar que quanto mais, menos. Quanto mais dinheiro levar, com menos vai voltar, então é melhor levar o básico e deixar o décimo terceiro (pra quem recebe) em casa, assim não compromete suas economias, se é que você têm. Piscinas lotadas, praias extravasando. Isso pode ser chamado de descanso? Se há algo que na minha opinião é super desgastante é dividir um espaço de um metro com um estranho que pra piorar fica te fitando. Quem quer férias não procura viajar nas férias, fica em casa. Alta temporada não dá pra enfrentar mesmo, turistas de tudo quanto é lugar competindo com você na praia, no restaurante, na fila do queijinho, na barraquinha do seu Zé e por aí vai. Então tiro uma conclusão a respeito de férias. Se você quer descansar, economizar e ficar na boa, fique em casa. O problema é que quando as pessoas ouvem a palavra: férias saem do formigueiro, e as formigas saem tudo ao mesmo tempo. Tá aí da onde tiraram a frase: "Isso aqui virou um formigueiro." Dai me vem a pergunta: Férias, pesadelo ou sonho? E essa pergunta eu deixo com carinho pra você, querido leitor.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Você...

Bom, vim falar de você. Você mesmo de anos atrás... Você, que me fez não te esquecer. Pouquíssimo  tempo, sem afeição, tamanha intensidade. Poderia ter sido literário, mas, não foi. Simplesmente o seu olhar não esqueci. Sua música cantada pra mim no teu violão. Teu charme, forma de dizer. No começo me titulou antipática, metida. Quem dera, eu. Depois, fomos socializando, até quase o ponto. Você foi simplesmente demais, intenso, diferente, único. Só de ouvir o refrão daquela música, você sabe, lembro de você. Que estranho, depois de tanto tempo lembrar de você e procurar me contatar. A verdade é que você se tornou totalmente original nos meus pensamentos. Pudera eu fazer o que fiz sem querer com você. Quando lembro disso eu sorrio. Isso mesmo, me dá vontade de rir. De tão diferente que foi. Seu olhar, impossível não lembrar. O pior foi dizer adeus. De todas as formas, de quase imediato. Foi intenso, rápido e acabou. Hoje é mais uma memória do que poderia ter acontecido. 

O olhar que deste início a observação.

Ver você. Encher os olhos. Sua rígida musculatura, seus movimentos calculadamente programados. Seu sorriso, ah. Seu sorriso! Seus doces olhos claros, o estremecer de seus braços fortes. Seu olhar meigo e ao mesmo tempo sutíl. Sua fala irresistível, totalmente anti comunal, ah merece replay. Seus cabelos quase não visíveis, louro claro. Sua mão, acidentalmente se encontra com a minha inesperadamente. Na medida certa seus olhos claros observavam toda a cena. Não há como não descreve-lo de tal forma. De forma sutíl, rápida, esperta cogitava minusculamente cada segundo do momento. Um sorriso como outro qualquer, mas, que na minha observação chamava mais atenção. De forma imediata reparei o seu olhar, como qualquer um. Entretanto pude também abastecer minha avaliação com detalhes minunciosos teus que me fizeram não lhe esquecer.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O secredo.


Simultâneamente venho. Passa dias, noites, manhãs, dilemas e mais. Vontade de transmitir o que sinto é rapidamente avassaladora. Quero falar, me ouçam. Não. Só leiam! Um dia resolvi escrever, nada demasiado. Tudo simples, comum, sabe como é. Escrevi, se espalhou pelas veias artérias a vontade de tecer histórias. Nada como a terapia da escrita. Soa misterioso, mas garanto meu querido - não é nada demais. Expresso, rápido, franco, é o conjunto de sintonias. Sinfónico, sincero, fácil de captar. Opte por escrever. Não escreva com os dedos, não. O coração é o responsável pelo dom. Deixe fluir, como o vento, é simples, perfeito, prático e sem ele não sobrevivemos. Compreenda, quando escrever não diga o que lhe passa na cabeça, diga o que sente. Só é complexo por ser simples demais. Não taxem ninguém pelo escrever, se ela só escreve não estará falando nada. Opte pelo que se sente completamente - aí você chega bem pertinho da verdadeira mina. O resto é só enganação!

A vontade de recordar.

Bons tempos, velhos, pois, já passaram, aliás o tempo voa. Fazem um simples notário viajar, deslumbrantes momentos, eternos, indescritíveis. Antes vividos, hoje recordados com carinho. Boas lembranças, passa rápido né? E fulano, ciclano? Não sei de nem um, estão por aí concerteza, criando outros desse. Bonito, o retrato ficou marcado. Olha, uma foto tua, de rostos alegres, nem que os sorrisos estiveram só de passagem, pra falar que um dia esteve por aqui. Dias de sol, lindo, lindo. Vale a pena guardar um pedaço do que restou, o que não passa, não muda é sempre a vontade de recordar!

Um simples olhar.

Olhos... e tais expressões que falam por si. Mais que mil palavras ditas. Proveniente da ação, tal reação pode provocar mais duas mil. Veja, seus olhos têm o poder de descobrir o mistério que as palavras muitas vezes não conseguem desvendar.

Em vez de ponto, vírgula, ou vice-verso.

Olhar suas fotos me faz pensar tanto. Como pude... sendo quem é, atuando como. Suas doces palavras cruéis fizeram-me ser assim. Sou fria. Estou fria. Por você. Pensei tanto em tantas tolices, meras idiotices. Desculpe-me se te culpo. Como dizem: "Se a culpa é minha coloco ela em quem eu quiser." Friamente coloco em você. Deve pensar, como pode me culpar? Eu sei, ou talvez não saiba nada a seu respeito. Não devia o fazê-lo, te sobre carregar de culpas minhas, feitas escolhas por mim. Você está feliz! Como está, vejo belos sorrisos no teu rosto. São tão belos. Que bom. Interessante é pensar qual é o princípio de todos esses sorrisos bobos e passageiros. Deveras formas estou fingindo esquecer. Assim é mais fácil, não é? Fingir não é tão bom quanto concluir, porém, é melhor que a frustração de ver que nada regride. Você é um bobo, é sim, somos dois. Vivemos no mundo dos sonhadores, cruzamos barreiras todos os dias, e temos o branco dos olhos igual. Temos isso em comum. No mais, estou aqui vivendo e você lá, do outro lado do mundo. Assim é melhor. Melhor que não seja como antes. Avassalador, chega sem avisar!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Afinal, o que querem os homens?

Muitos homens espalham sua teoria de: "Como são complicadas as mulheres." Mas, já se perguntaram como são complicados os homens? Se tentamos agrada-los somos  chicletes, se não ligamos  somos insensíveis demais. Ora, somos cultas, inteligentes, amáveis, lutadoras, seguras, sensuais e tantos outros predicados, mas parece que sempre falta algo, aquela falha trágica que sempre deu vida às tragédias gregas. Nunca somos suficientes, eles sempre são demais. Como entendê-los? Um ar subentendido de mulher pra mulher. É como uma ligação, se não a fazemos na hora certa não falamos com o remetente e ainda  somos submetidos a chata resposta: Quer deixar recado? Se a ligação é feita na hora do futebol é bola fora, seja quem for. Há momentos "certos" segundo eles para se fazer a ligação, como a hora intediante, quando não têm - nada melhor pra fazer - Aí sim, quando estão de saco cheio de nada, parece uma certa distração. Por mais incrível que pareça entender esse ser é muitos mais difícil que pensam. As mulheres é que devem espalhar a teoria: "Eles têm TPM". Sarcásticos, preguiçosos, indiscretos, incompreensíveis, irónicos, e tantos outros adjetivos, mas parece que sempre falta algo, a falta de nós mulheres absolutas é imprescindível pra eles, isso sim. Desse acontecimento, tirei uma lição: Não basta sermos mulheres maravilhosas em todos os sentidos, temos também que “ligar na hora certa”. Caso contrário, nossos predicados são renegados e corremos o risco de expulsão sumária sem nenhuma causa aparente. Por essas e por outras me pergunto: "O que querem os homens?"

 Para Blorkutando. 115ª semana

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Um novo ciclo

Enfim adeus. God bye, tchau tchau. Re-lembrando 2010 das melhores formas possíveis. Como um ano de muitas realizações, sem egocentrísmo. Muitos subiram um degrau, deixaram de lado a miséria, tiveram a oportunidade de chegar ao mercado de trabalho, encontrou o amor de sua vida, aprendeu a viver, deixou de lado amigos que só arrasavam. Um pouco de tudo, de tudo um pouco. Dois mil e dez vai deixar sua marca como um ano qualquer. Claro, cada ano com seu encanto, alegria ou frustrações, mas um ano marcante. O final de um ciclo em vidas como a minha, de um ser qualquer, ou talvez, o início de uma vida como a de um recém-nascido. De sua forma marcará. Colegas deixados, memórias guardadas, sorrisos registrados, nem sempre verdadeiros. Foi sem dúvidas um ano bom, pra muitos sim. Mas, não é porque foi bom ou ruim o suficiente que não devemos nos despedir, está acabando, queira ou não. É preciso dizer adeus, para nunca mais.
Vamos comemorar, viva o novo. Viva o que há de vir, expectativas não faltam para que o ano de dois mil e onze seja melhor. Se distraia, faça ser tudo melhor, lembre-se para o ano ser bom ou não só depende de você!

Homenagem de formatura a Deus


O Deus que venho homenagear não tem um nome, simplesmente porque Ele é muito maior do que um nome, e um nome não seria capaz de representar minimamente tudo o que Ele é. O Deus que venho homenagear não é o deus dos cristãos, não é o deus dos judeus, não é o deus dos muçulmanos, não é o deus dos hindus, não é o deus dos espíritas, não é o deus das mães e pais-de-santo… O Deus que venho homenagear não fica no céu, bem no alto, observando e vigiando tudo lá de cima, carrancudo, “mexendo os pauzinhos”, pronto para castigar cada um ao primeiro erro cometido… não. O Deus que venho homenagear é o Deus-Todo-Amor, e que pode amar mais que qualquer um… É Aquele que está no nosso meio, e não O conhecemos totalmente… Que não se impõe, e permanece bem perto de nós como uma presença silenciosa, amiga e terna, sofrendo quando sofremos, se alegrando com a nossa alegria, chorando com as nossas dores… É o Deus que ninguém pode possuir ou usar em favor destes ou daqueles interesses; Relato de um Deus que é tão grande que até para agradecer á Ele somos pequenos demais... E ainda que dedicássemos toda a vida para o teu favor, muito pequeno seria este gesto de amor. Homenageio ao Deus que agradeço pelas pessoas maravilhosas que convivemos, pelos colegas incomparáveis, pelos professores dedicados e coordenadores capacitados. Obrigado senhor, por nos ajudar nesta jornada, por nos abençoar com inteligência e nos dar força para lutar por nossos objetivos. Homenageio a Deus hoje, no dia da minha colação de grau, porque é Ele quem coloca dentro de nós os sonhos… Não os pequenos e mesquinhos, mas os grandes… Grandes sonhos, grandes desejos… Sinceros, profundos… Graves! Profundos sentimentos, atitude e determinação para alcançar o melhor... Palavras são pequenas e mera introdução para a verdadeira homenagem que está no coração.